segunda-feira, 12 de julho de 2010
domingo, 20 de junho de 2010
Curiosidades
• A água quente pesa menos que a água fria para o mesmo volume.
• Zero energia é a fonte de energia libertada quando os átomos param de se mover a –273 graus Celsius.
• Se gritar durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, terá produzido suficiente energia sonora para aquecer uma chávena de café.
• A electricidade não se move ao longo do fio mas através de um campo à volta do fio.
• Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as armas nucleares do mundo combinadas.
• Se soltar traques constantemente durante 6 anos e 9 meses, produz gaz suficiente para criar a energia de uma bomba atómica.
• Os raios eléctricos são por vezes mais quentes que o Sol (cerca 27 760 C).
• Demora cerca de 8 minutos para a luz do Sol viajar do Sol à Terra.
• A luz do seu computador atinge-o a cerca de 300 000 km por segundo.
• O paquete Queen Elisabeth II gasta um galão de diesel por cada 6 polegadas que se move.
• Uma chávena de chá de uma estrela de neutrões pesa cerca de 110 milhões de toneladas.
• Um carro viajando a 80 km/h usa metade do seu combustível para combater a resistência do vento.
• É economia energética desligar uma lâmpada fluorescente só se não for usada dentro da próxima hora, ou mais. Isto sucede por cauda da alta voltagem necessária para a ligar e desligar e pelo encurtamento da vida que a alta voltagem provoca.
• Os Estados Unidos consomem 25% da energia mundial.
• Há combustível suficiente no tanque cheio de um Jumbo para guiar um automóvel normal quatro vezes à volta do mundo.
• A mais alta temperatura produzida em laboratório foi de 511 000 000ºC no Reactor de Testes de Fusão de Tokamak em Princeton, NJ, USA.
• O mais poderoso laser do mundo, o laser Nova no laboratório Nacional Lawrence Ivermore, CA, USA, gera um pulso de energia igual a 100 000 000 000 000 watts de potência durante 0,000000001 segundo para um alvo do tamanho de um grão de areia.
Palavras que voce provavelmente nao entendeu:
ou seja, peidar kk
Paquete Queen Elisabeth II : É um famoso submarino.
Chávena :
Sinónimo Geral: xicara
Jumbo: aviao de grande tamanho
domingo, 13 de junho de 2010
Opiniao dos membros sobre energia renovavel
é isso ai beeeeeeeeijo :*
Duvidas sobre o blog
Suzana: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1943472021616428372
Murilo: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16248347448264792984&rl=t
Fabiana: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17738962040227037271
sexta-feira, 28 de maio de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
|
Energia Renovaveis
A integração de energias renováveis nos edifícios é um desafio para o qual o objectivo é conceber um edifício eficiente que permita a incorporação de um sistema que capte a energia e a transforme numa fonte de energia que seja útil para o edifício. Na realidade a colocação de, por exemplo, painéis solares na cobertura do edifício não é por si só uma medida eficiente de energia, pois se não tivermos em conta a eficiência do edifício esta pode nem ser suficiente para comportar a energia, por exemplo, da iluminação quanto mais do resto dos sistemas. Daí a importância da integração dos sistemas de energias renováveis em edifícios eficientemente energéticos que até esse ponto esgotaram todas as possíveis estratégias de design passivo na sua concepção ou que na sua reabilitação foram tidas em conta medidas de reabilitação energética e de eficiência energética.
Os incentivos à utilização de energias renováveis e o grande interesse que este assunto levantou nestes últimos anos deve-se principalmente à consciencialização da possível escassez dos recursos fósseis (como o petróleo) e da necessidade de redução das emissões de gases nocivos para a atmosfera, os GEE (Gases de efeito de estufa). Este interesse deve-se em parte aos objectivos da União Europeia, do Protocolo de Quioto e das preocupações com as alterações climáticas.
A utilização das energias renováveis, como por exemplo os painéis solares térmicos e fotovoltaicos, para a produção de calor e de energia eléctrica a partir do aproveitamento da energia solar, é uma forma para a qual Portugal dispõe de recursos de grande abundância, comparando a disponibilidade de horas de Sol por ano com outros países da União Europeia. No entanto, estes devem ser tidos como complementos à arquitectura dos edifícios que não devem descurar o aproveitamento de estratégias de design passivo, como o uso da orientação solar, da ventilação natural, da inércia térmica e do sombreamento, entre outras. Estas estratégias são uma solução bastante vantajosa devido ás condições climatéricas favoráveis para a obtenção de uma maior sustentabilidade nos edifícios em Portugal.
A promoção da Eficiência Energética e a utilização de energias renováveis em edifícios tem sido feita pela revisão e aplicação de Regulamentos, como o RCCTE e o RSECE, e pela aprovação da criação de um Sistema de Certificação Energética, visando a redução dos consumos de energia e correspondentes emissões de CO2. Pois o sector dos edifícios nos consumos médios anuais de energia em Portugal representam, de acordo com dados do início da década de 2000 da DGE, cerca de 22% do consumo em energia final do país, onde nas grandes cidades este número sobe para 36%. Estes números têm vindo a aumentar cerca de 3,7% no sector residencial e 7,1% no sector dos serviços.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Dúvidas Provisórias
R: Sim, um exemplo é pela biomassa que libera dioxido de carbono.
II- o Brasil tenta trazer mais tipos de energias renováveis e torna-las acessiveis a população?
R: Sim, o Brasil foi o 5° que mais investiu em energia renovável, com 13,2 bilhoes de reais.
III- Existem quantas tipos de energias renováveis?
R: Existem muitos tipos, mas sao aproximadamente 8 tipos.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Certezas Temporárias
II - No futuro sofreremos com a falta de energia.
III - São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Energia Renovavel
série: 2°2
professora: Giseli Fernandes
Colaboradora: Eliane Venture
projeto: Energia Renovaveis
nomes: Adriana Ascari Leite
Carlos Henrique de Bruno Lacowicz
Fabiana Moraes Silvério
Murilo Krugger
Suzana Moraes Silvério





